LIVROS
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; PEQUENO, R. ; CARVALHO, Ana Beatriz G. . Tecnologias Digitais na Educação. Campina Grande: eduepb, 2011.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; DINIZ Celia. . Watt´s House e Memória Eficiente: games, eficiência energética e conforto ambiental. Eduep - EDitora da Universidade Estadual da Paraíba, 2011.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; Cecilia Telma Alves Pontes de Queiroz. Fundamentos Sócio-filosóficos da educação. 1. ed. João Pessoa: EDUEP, 2007. v. 1000. 250 p.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro (Org.) ; SILVA, E. M. (Org.) ; SOUSA, R. P. (Org.) . Jogos eletrônicos: construindo novas trilhas. 1. ed. João Pessoa: EDUEP, 2007. v. 1000. 237 p.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. . Game On: jogos eletrônicos na escola e na vida da geração @. São Paulo: Alínea, 2007. v. 1300. 260 p.
MOITA, Filomena Ma. G. da S. C. ; Eliane de Moura Silva e Robson Pequeno de Souza . Jogos Eletrônicos - Construindo novas trilhas.


MOITA, Filomena Ma. G. da S. Cordeiro.
Games: locus de aprendizagens colaborativas e novas sociabilidades.
In: LIMA JR, Arnaud Soares; HETKOWSKI, Tânia Maria (Orgs.). Educação e contemporaneidade: desafios para a pesquisa e a pós-graduação. Rio de Janeiro: Quartet, 2006, p.217-237.

MOITA, Filomena Ma. G. da S. Cordeiro ; ANDRADE, F. C. B. Oficinas pedagógicas: o saber em produção. In: SANTOS, Edméia; ALVES, Lynn. Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais.Rio de janeiro: E-papers, 2006, p.287-301.


MOITA, Filomena Ma. G. da S. C.
Ação comunicativa como possibilidade de uma ação interdisciplinar no curso de pedagogia. In BRENNAND, E.; MEDEIROS, W. Diálogos com Jurgen Habermas. João Pessoa: Editora Universitária, UFPB, 2006, pp211-221.

MOITA, Filomena Ma. G. da S. C. e PEREIRA Ma. Zuleide da C. Políticas educacionais no Brasil: (re)lendo a história da educação profissional. João Pessoa: UFPB, 2003.
MOITA, Filomena Ma. G. da S. C.(Org) Histórias de Vida: rompendo o silêncio no caminho da cidadania. João Pessoa: UNIPÊ, 2001.
MOITA, Filomena Ma. G. da S. C. Educação e violência doméstica: a construção da “Pedagogia do e no medo”, olhar de gênero no contexto familiar. João Pessoa: UFPB, 1999, dissertação de mestrado (no prelo).
MOITA, Filomena Ma. G. da S. C. (RE)Aprendendo a ser pedagogo: análise etnográfica do cotidiano da escola pública. João Pessoa: UFPB, 1996.
CAPÍTULOS DE LIVROS
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; RODRIGUES, R. L. ; FERREIRA, Douglas S. . Realidade aumentada para visualização de figuras geométricas: desenvolvi- mento de protótipo interativo usando rastreamento de mãos. In: Tânia Maria Hetkowski e Lynn Rosalina Gama Alves. (Org.). TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO: novas (re)configurações técnicas, sociais e espaciais. Salvador: Editora da UNEB, 2012, v. 1, p. 123-137.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; LIMA, Erika Rossana P. O. . A tecnologia e o ensino de quimica:jogos digitais como interface metodológica. Tecnologias Digitais na Educação. Campina Grande: eduepb, 2011.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; SANTOS, Anita Leocádia P. . Os jogos como contextos curriculares: um estudo das construções de gênero no "The SIMS". In: Filomena M. G, da Silva Cordeiro Moita; Robson Pequeno; Ana Beatriz G. Carvalho. (Org.). Tecnologias Digitais na Educação. Campina Grande: eduepb, 2011.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; COSTA, Ana Ligia P. O. . Moodle no curso de ciências biológicas a distância:análise das contribuições no processo de ensno e aprendizagem. In: Filomena M. G, da Silva Cordeiro Moita; Robson Pequeno; Ana Beatriz G. Carvalho. (Org.). Tecnologias Digitais na Educação. Campina Grande: eduepb, 2011.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; CANUTO, Erika Carla A. ; Veraszto V. Estéfano. . Jogos eletrônicos e estilos de aprendizagem: uma relação possível - breve análise do perfil de alunos do ensino médio. In: Daniela Melaré Vieira Barros. (Org.). Estilos de Aprendizagem na Atualidade. Lisboa.2011.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro . Games e EAD: saberes construindo outros saberes. . Jogos eletrônicos: mapeando novas perspectivas. : Editora Visual Books, 2009.
CD-ROM
MOITA, Filomena, Ma. G. da S. C.
GAMES: CONTEXTO CULTURAL CURRICULAR JUVENIL
João Pessoa: 2006
Filomena M ª Gonçalves da Silva Cordeiro Moita
Fernando Cézar Bezerra de Andrade

ELES, ELAS: ELOS NA ESCOLA
João Pessoa: 2004
ARTIGOS
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; SILVA Maria Aldia. Práticas educativas no ensino de Física e as interfaces digitais. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 01, p. 01-09, 2011.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; SANTOS Douglas ; MENEZES, Romulo ; COSTA, A T ; allessio da silva. Desenvolvimento de um jogo que incentiva a prática da Eficiência Energética intitulado Watt's House. Tecnologia Educacional, v. 193, p. 19-30, 2011.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; RODRIGUES, R. L. ; SANTOS Douglas ; COSTA, A T ; allessio da silva. Um simulador de fenômenos físicos desenvolvido utilizando técnicas de realidade aumentada intitulado SimulAR. Tecnologia Educacional, v. 193, p. 45-58, 2011.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; CANUTO, Erika Carla A. OS JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER E OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DO ALUNO. Tecnologia Educacional, v. 192, p. 58-70, 2011.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; RODRIGUES, R. L. O mundo virtual e estratégias de estudo:percepções de universitários brasileiros residentes no second life. Revista CoLearn, v. 2, p. 4-36, 2009.
ALBUQUERQUE, K. ; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. Blog sobre Termodinâmica: uma vivência sobre a importância educativa dos ambientes virtuais de aprendizagem. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 01-09, 2009.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; RODRIGUES, R. L. . O mundo virtual e estratégias de estudo:percepções de universitários brasileiros residentes no second life. Revista CoLearn, v. 2, p. 4-36, 2009.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; RODRIGUES, R. L. . O mundo virtual e estratégias de estudo:percepções de universitários brasileiros residentes no second life. Revista CoLearn, v. 2, p. 4-36, 2009.
Albuquerque ; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro . Blog sobre Termodinâmica: uma vivência sobre a importância educativa dos ambientes virtuais de aprendizagem. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 01-09, 2009.
Rômulo Marinho do Rêgo ; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; Michelly Cássia de Azevedo Marques . Uso de Mapas conceituais no ensino de funções. In: IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. Currículo, teorias, métodos. Florianópolis : NUP, 2008.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; Fábio Ferreira Nunes de Araújo ; RODRIGUES, R. L. . Ambientes virtuais de aprendizagem: apoio ao ensino hibrido nas aulas de matemática no enisno médio. In: IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. Currículo, teorias, métodos. Florianópolis : NUP, 2008.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; Rômulo Marinho do Rêgo ; MARTINS, M. L. L. . A matemática, o currículo e os jogos digitais: reflexões a partir do desempenho de educandos do ensino fundamental. In: IV Colóquio Luso Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. Currículo, teorias, métodos. Florianóplis : NUP, 2008.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; RODRIGUES, R. L. ; Allison da Silva . MOODLE: Utlização de ambientes virtuais em aulas presenciais de matemática. In: 2 SIPEMAT SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , 2008, Recife. Matemática formal e Matemática não-formal 20 anos depois:sala de aula e outros contextos. RECIFE : UDUFRPE, 2008.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; Alessandra Cristina Vieira de Araújo ; RODRIGUES, R. L. . Ensino presencial auxiliado´por e-learning. In: I Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea, 2008, Campina Grande. Trabalho e Formação Docente na Contemporaneidade. Campina Grande : UDUFCG, 2008.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; MARTINS, M. L. L. . Importância dos jogos digitais na matematica. In: I Colóquio Brasileiro Educação Sociedade Contemporânea, 2008, Campina Grande. Trabalho e Formação Docente na Contemporaneidade. Campina Grande : UDUFCG, 2008.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro ; MARTINS, M. L. L. . História da matemática: recurso didático do ensino fundamental. In: I colóquio Intrenacional de História, 2008, Campina Grande. Sociedade: natureza e cultura. camopina grande : EDUFCG, 2008
MOITA, Filomena Ma.G. S. Cordeiro;ANDRADE, Fernando Cézar B. O SABER DE MÃO EM MÃO: A OFICINA PEDAGÓGICA COMO DISPOSITIVO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ESCOLA PÚBLICA. In Anais Educação, Cultura e Conhecimento na contemporaneidade: desafios e compromissos. Caxambu - MG:ANPEd, 2006.
MOITA, Filomena Ma. G. da S. Cordeiro e Silva, Antônio Carlos Ribeiro da Silva Os games no contexto de currículo e aprendizagens colaborativas on-line. Comunicação apresentada no III CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES. Publicado nos anais e em CD-Rom. Braga -PT, de 09 a 11 de fevereiro de 2006.
MOITA, Filomena Ma. G. da S. Cordeiro e ANDRADE, F. C. B. Vivendo e aprendendo: jogos eletrônicos, violência e dinâmicas de grupo numa escola municipal em João Pessoa - PB. In: 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza-CE. Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC, julho/2005.
MOITA, Filomena Ma. G. da S. Cordeiro Palestra em mesa redonda: Jogos e Aprendizagem no I SEMINÁRIO JOGOS ELETRÔNICOS, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO – CONSTRUINDO NOVAS TRILHAS. Mestrado em educação e Contemporaneidade. UNEB/Salvador, 10 a 11 de outubro de 2005.
MOITA, Filomena Ma. G. da S. Cordeiro e ANDRADE, F. C. A indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão: o caso do estágio de docência na pós-graduação. In Revista Olhar de professor, Ponta Gross-PR, (8):2, 77-92, 2005.

MOITA, Filomena Ma. G. da S. Cordeiro Currículo, conhecimento, cultura, estabelecendo diferenças, produzindo identidades. In Biblioteca Online de Ciências da Comunicação – Lisboa: BOCC, 2004.

MOITA, Filomena Ma. G. da S. Cordeiro Currículo, conhecimento, cultura, estabelecendo diferenças, produzindo identidades. In Biblioteca Online de Ciências da Comunicação - Lisboa: BOCC, 2004.

MOITA, Filomena Ma. G. da S. Cordeiro Relações de gênero nos games: os estabelecidos e os outsiders. In Anais do 8º Simpósio Processo Civilizador, História e Educação, em João Pessoa-PB, de 16 a 17 de setembro de 2004.
MOITA, Filomena Ma. G. da S. Cordeiro Jogos eletrônicos, juventude e currículo cultural: impulsionando uma nova prática educativa popular. In Anais da 27ª Reunião da ANPED, 21 a 24 de novembro de 2004, Caxambu/MG.

MOITA, Filomena Ma. G. da S. Cordeiro Culturas juvenis e jogos eletrônicos: que currículo é esse? – Anais VI Colóquio Sobre Questões Curriculares, II Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Rio de Janeiro, 16 a 19 de agosto e 2004. Local UERJ.

MOITA, Filomena Ma. G. da S. Cordeiro Electronic Games: What kind of curriculum is that? In revista Interact Lisboa- PT, 2004.
Disponível site:www.interact.com.pt/11/Interact11_home.html.

MOITA, Filomena Ma. G. da S. Cordeiro Culturas juvenis e jogos eletrônicos: que currículo é esse? In revista Interact  Disponível site: www.interact.com.pt/11/Interact11_home.html.

MOITA, Filomena Ma. G. da S. Cordeiro La Jeunesse et les Jeux Electroniques : contributions pour un cursus culturel que l´école paraît ignorer. In Juventude Brasil/Canadá. Brasília :Ministério da Saúde, (no prelo).